quarta-feira, 9 de março de 2011

Questões para uma prova surpresa de ciências do 7ºano


Questões de Ciências
(para a prova)

1.     Como se pode agrupar os protozoários?
2.     Compare o processo da fotossíntese e o da respiração celular em relação á energia e aos gases envolvidos?
3.     Classifique as relações a seguir entre seres vivos. Justifique sua resposta.
a)      O peixe-piloto, ou rêmora, que se prende próximo a boca de um tubarão, aproveita os restos de alimentos do tubarão.
b)      Um boi, que não consegue digerir a celulose por conta própria, e bactérias que vivem em seu sistema digestório e conseguem digerir a celulose do capim.
c)       O pássaro-palito, que se alimenta de restos de comida e de sanguessugas encontrados na boca de crocodilos que vivem nas margens do Nilo, no Egito, e que garantem sua “higiene bucal”.
4.  O inhame é uma planta nativa das regiões quentes e úmidas da Ásia, de                          onde foi para a África e daí para a América. No início do século XX, em algumas regiões africanas, onde os ingleses eliminaram plantações de inhame e plantaram seringueiras para extração de borracha, morreram todos os habitantes de várias aldeias por causa da malária.
         Como você explicaria essas mortes?
5.  Relacione o efeito estufa com o aumento da região de incidência e do número de casos de doenças como a malária, a dengue a febre amarela, cujo agente transmissor é um mosquito.

6. O que é e quem criou a seleção natural?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário